Dessa vez vamos dar uma espiada na produção do 6º ano... Durante nossa "voltinha" na Grécia Antiga, um dos "pontos turísticos" mais curtidos foi a mitologia grega. Lá paramos um pouquinho para entender, além dos deuses temperamentais do Olimpo, os seres mitológicos. Assistimos um ótimo documentário bastante esclarecedor a respeito do assunto. Vale apenas conferir logo abaixo da galeria de arte.
A turma se empenhou nos desenhos que resultaram num mural muito legal em nossa sala de aula e aqui também.
Centauro
Metade homem e metade cavalo. Viviam nas florestas e alimentavam-se de carne crua. Eram violentos e selvagens, tornaram-se grandes inimigos de Héracles.
Ciclopes
Com apenas um olho no meio da testa, esses gigantes nasceram da união de Gaia e Urânio e foram aprisionados no mundo subterrâneo, até serem libertados por Zeus, a quem passaram a seguir.
Sereias
Metade mulher e metade peixe, as sereias atraíam os marinheiros para o fundo do mar com seu canto, provocando naufrágios.
Horas
Eram três as irmãs de Parcas - Eunômia, Dice e Irene. Deusas da justiça e da ordem, cabendo a elas manter a sociedade em ordem.
Parcas
Filhas de Zeus e Têmis. Eram divindades que controlavam o destino das pessoas e, por isso, eram representadas como costureiras que ficavam tecendo o fio da vida.
Esfinge
Tinha o peito e a cabeça de mulher, corpo de leão, asas de abutre e cauda de dragão, a Esfinge vivia sentada no alto de uma rocha perto da cidade de Tebas e devorava todos os viajantes que não conseguiam decifrar o enigma: "Qual o animal que anda com quatro pés de manhã, dois ao meio dia e três à noite?"
Apenas Édipo conseguiu dar a resposta certa. Depois disso, a Esfinge se matou, atirando-se ao mar. A resposta do enigma? Hummm, será que você também será devorado por ela?






Nenhum comentário:
Postar um comentário